segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Entrevista: Mortuo - Black Metal - Curitiba/PR


 O MORTUO é uma banda de Black Metal que vai além das características tradicionais do estilo. A banda toca riffs bem construídos com qualidade, peso e obscuridade gerando imersão na atmosfera criada pela banda. Hoje conversaremos um pouco com Vox Morbidus, líder do projeto ‘one-man-band’ MORTUO para saber um pouco mais sobre seus projetos. Confira:

Death Productions: Poderia nos contar como surgiu a banda?

VOX:
Foi em 2004. Lembro-me de sempre ligar o teclado e ‘brincar’ com as notas, nunca fui bom tecladista, mas sempre saia algo interessante, comecei a gravar esses ‘riffs’ que surgiam, acrescentava alguns efeitos e alguns acordes de violão, sem vocais. Assim foi o começo desse projeto, sem muitas pretensões, apenas algumas demos gravadas, eu as distribuía para alguns amigos, alguns achavam interessantes.

Death Productions: Qual o processo de composição da banda?

VOX:
Eu particularmente prefiro criar os ‘riffs’ e deixo as letras por último.

Death Productions: Quais são suas principais influências atualmente? Vocês têm planos de experimentar novas sonoridades no futuro?

VOX: Atualmente escuto muito DARK FUNERAL, MARDUK, GORGOROTH, BATHORY, algumas bandas nacionais como LUXURIA DE LILITH, WAKING FOR DARKNESS, ESCARAVELHO DO DIABO. Mas mantenho minha base antiga dos velhos tempos de IRON MAIDEN, BLACK SABBATH além da banda KALMAH. Sobre novas sonoridades, difícil responder, no momento não tenho planos, mas tudo é possível.

Death Productions: Ao ver da banda, como foi o ano de 2016? E fale um pouco do “Old Memories of the Past ”, como foi pra você compor, e gravar esse material?

VOX: O ano de 2016 foi dedicado a divulgação do álbum “Old Memories of the Past”, fiz parceria com a Sangue Frio Produções e isso ajudou muito. Sobre esse álbum, ele é uma junção de composições antigas e atuais, reaproveitei muita coisa, as gravações começaram em 2013, tive bastante tempo para isso, maior desafio foi adaptar músicas antigas ao estilo mais agressivo, de certa forma o resultado foi bom. Tive algumas dificuldades nas gravações mas em boa parte saiu como planejado.


Death Productions: Como vem sendo a receptividade dos seguidores da banda?

VOX: Muito boa, melhor do que esperava, muitas pessoas me procuram interessadas em saber mais sobre a banda.

Death Productions: Mudando um pouco de assunto, como você lida com o download ilegal? A seu ver, é benéfico ou maléfico para o underground nacional?


VOX: Na minha opinião isso não é um problema, ajuda na divulgação, muitos ainda pensam que só a música (arquivo) gera lucro, há outras opções para se manter, basta criatividade.

Death Productions: Qual tem sido a relação da banda com os fãs, de maneira geral? Existe alguma dificuldade de divulgação hoje em dia, ou as novas tecnologias e redes sociais facilitam a divulgação do trabalho do artista e o contato direto com os fãs?

VOX: Muito boa, procuro responder sempre as mensagens, hoje em dia é tudo mais fácil, hoje temos muitas ferramentas para isso.

Death Productions: Quais são os projetos para 2017?

VOX: 2017 será o ano da produção do segundo disco, estou na fase de composições, em breve divulgarei novidades.

Death Productions: Mortuo muito obrigado pela entrevista! Sinta-se à vontade para deixar algumas palavras para os fãs.

VOX: Agradeço a oportunidade de divulgar meu trabalho nesse site, espero ter esclarecido os detalhes sobre a banda, estou sempre a disposição para respostas. Como sempre digo, o underground agradece.

Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/mortuo.official/
http://www.mortuo.com/
http://www.sanguefrioproducoes.com/artistas/Mortuo/36